sábado, 2 de junho de 2012




DIY - Faça você mesma.

Hoje vou mostrar pra vocês uma ideia muito, muito muito muito boa, que vi passando essa semana no canal Bem Simples (tv fechada). É uma ótima dica para decoração e com certeza prentendo usa-la. Vamos lá?

- Cola branca
- Balão/Bexiga/Bola.. aconselho balão de numero 9, pois o formato dele é como uma bola, bem redondinho e não uma coxinha, como os que vendem em mercado..
- Barbante (escolha um de sua preferencia)
- Duas latinhas (ou 1 vaso que te de suporte, para fixar o balão), a segunda você vai utilizar para dissolver a cola na água.
- Pincel (bem limpinho para passar a cola, compre um bem baratinho pra usar somente pra isso..)
- Fita adesiva (pra fixar o balão na lata)
- Água (para diluir a cola, lavar MUITAS vezes a mão)
- Um bocal, ou vela.. fica a sua escolha. Eu prefiro vela ;)



encha bem o balão, ate que fique no tamanho desejado pra sua luminária. Corte um pedacinho de fita adesiva (utilize uma bem larga, dessas grandonas, pra que alcance bem o balão e a latinha).
Fixe o balão com a latinha, como na foto:

 
Com a ajuda do pincel passe a cola (SEM dissolver em água), em todo o balão, com cuidado para não escorrer
 
 
Com calma, comece a enrolar, o barbante ao redor do balão, no inicio não faz diferença a direção que você escolhe, lembre-se somente que você terá que cobrir praticamente todo o balão, então vá enrolando em diferentes sentidos!
] 
 
Quando você notar que algumas voltas estão ficando muito levantadas como essa da foto:
 
Na próxima volta passe ela bem firme sobre a linha levantada e puxe bem, dando a volta e fixando assim a levantada.
 
Conforme você for enrolando, vera que pode ir prendendo com mais forca o barbante.. pois as outras voltas (camadas) de barbante, vão dando uma proteção ao balão, e este não estoura (muito difícil), eu puxei bem, ia apertando o barbante, pra luminária ficar bem redondinha e firme..

Quando sua luminária estiver mais ou menos coberta, como na foto:



Dissolva um pouco de cola em água ( medidas iguais/ a medida de cola e água), e passe aleatoriamente sobre o barbante.. imagino que nessa altura sua mão já esteja bem grudenta.. Então lave sempre que necessário, pra não complicar na hora de passar o barbante

Continue enrolando o barbante, agora tome cuidado de tentar cobrir todos os buraquinhos, ou partes em que não foi passado o barbante, como utilizei um balão bem colorido, consegui visualizar bem onde não tinha passado.. TOME O CUIDADO de passar, variar vezes sobre as beiradas, entre o balão e a latinha (esse será seu bocal).
Depois de acabado, passe a mistura água e cola, sobre toda a luminária, com cuidado, mas sem esquecer nem um pedacinho.. (isso fará com que sua luminária escureça um pouco o tom..), pra que ela fique bem firme!
Veja uma seca e a outra molhada:
Deixe secar, BEM, ate que não se veja mais a cola.. Aproximadamente 8 horas..
Após verificar que esta bem sequinha, ela ficara bem firme.. Pode retirar a fita adesiva, com cuidado e furar próximo ao nozinho( se não estourou quando você retirou a fita..)
Retire com cuidado o balão estourado, e a cola que secou..


Esta PRONTA sua luminária.. Você pode fixar ela a um bocal.. ou utilizar com uma vela.. fica charmoso e lindo de qualquer maneira! Pode pintar, decorar.. como quiser!!! Olhem essa foto de algumas pintadas, achei no google, pra ver como fica:


Se alguém ai fizer, por favor me avise ta? quero ver como ficou.

beeijos

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que facil né
amei a ideia e vou copiar rs
bjoos

- disse...

Muito legal mesmo.


Beijos

http://eagoravamosnoscasar.blogspot.com.br/

Nathalia Hanami disse...

já tinha visto isso na intenet...
Realmente muito legal, né??
provavelmente irei fazer.
Beijoo
:)

http://hanamicoisasdenoiva.blogspot.com.br/